Conscientização e Prevenção ao Assédio e ao Preconceito
É imperativo conscientizar e sensibilizar a todos, em especial aos gestores, para os riscos que a prática do assédio e do preconceito, velados ou explícitos, impõe à empresa e aos colaboradores. O assédio e o preconceito, independentemente do grau ou categoria, destroem a motivação, o comprometimento, a produtividade e a saúde dos vitimados, podendo gerar expressivos prejuízos financeiros e danos irreversíveis à imagem das organizações, perante clientes, mercado e stakeholders. e stakeholders. Alguns assediam ou são preconceituosos pelo prazer, pelo sadismo, entre outras variáveis, mas outros podem estar agindo de forma condenável sem ter consciência do ato.
Por outro lado temos também a “indústria do assédio”, com empregados mal-intencionados, prontos para levar vantagens, inventando falsos casos de assédio ou preconceito.
É imperativo e também preventivo conscientizar a todos, gestores e subordinados, para as melhores práticas, quando tratamos de assédio ou preconceito, visando que estejam aptos para uma atuação respeitosa a todos e aceitação ativa da pluralidade, fomentando a harmonia no ambiente de trabalho.